APTO BÓRIS
O Apto. BÓRIS é um projeto de interiores realizado aqui pelo Estúdio Chica. Sendo um imóvel de 56m², o desafio foi buscar soluções criativas, materialidade, cores e texturas para abranger, de forma funcional e estética, todo o plano de necessidades dos clientes.
O cerne do projeto é ser a primeira vez que o casal irá morar junto. Durante a formalização do questionário, algumas questões ficaram em aberto: como seria o dia a dia deles? Como e onde fariam as refeições cotidianas? Dúvidas como essas permearam nossa conversa e, em alguns pontos, me deixaram livre para propor um circuito/rotina a eles com base nas rotinas individuais de cada um, contribuindo para chegar a uma proposta mais assertiva e viável. PRA MIM, essa é a maior magia do meu trabalho.
A materialidade da casa parte de uma base de cores neutras e texturas mais trabalhadas. Para o piso da área social e íntima, escolhemos um vinílico — ótimo para o Bóris, mascote do casal, e também para a fácil manutenção no dia a dia. Nas áreas molhadas, trouxemos o Emanatura Calcário, da Villagres, que tem no tom bege manchas que lembram o granilite em suaves variações de marrom e terracota. Para revestir as paredes, usamos um único material: o Neutral Hijau Mesh, da Eliane, tanto no banheiro quanto nos frontões da cozinha e lavanderia.
Outras materialidades trazem texturas ao apartamento. Na transição entre a cozinha e a lavanderia, por exemplo, usamos o vidro canelado, que mantém a iluminação abundante da cozinha, mas dá aquela escondida na bagunçinha da lavanderia. Para aquecer o apartamento, utilizamos MDF no padrão amadeirado Tauari, da Guararapes, e, mantendo a base neutra, o MDF no padrão Sereno, da Flora, foi o ideal para amarrar a proposta.
As cores ficaram aos cuidados da Suvinil. Usamos como base o nosso queridinho do estúdio, o Açúcar Cristal, e criamos volumes de cor: na sala, com o Urucum Tropical; no corredor e no quarto do casal, com o Semente de Cardamomo; e no escritório, com o Crème Brûlée. Essas cores, em outras tonalidades, se repetem na decoração e em diferentes escolhas para o apartamento, criando uma base sólida, mas ainda assim contemporânea, descontraída e jovem.
A área social é marcada pela integração entre sala de estar, cozinha e “varanda de jantar”, favorecendo a circulação fluida e o convívio. A sala de estar, que também é a entrada principal da casa, ganhou uma chapelaria multifuncional — um móvel que combina banco e sapateira, integrado ao rack e às prateleiras. Engraçado como tudo se conecta, né? Gostamos disso por aqui: a marcenaria não fica setorizada, mas forma uma grande volumetria, com o propósito de solucionar as variáveis necessárias.
A integração entre sala e cozinha é marcada pela península que criamos, funcionando tanto como apoio extra de preparo na cozinha quanto como bancada para refeições rápidas do dia a dia — ideal para a rotina dos clientes.
A apelidada “varanda jantar” foi pensada pela construtora como uma área gourmet com churrasqueira. Mas os clientes queriam dar outro uso, mais útil para eles. Assim, estendemos a sala, nivelando a varanda, e criamos esse ambiente amplo, com uma mesa de jantar para quatro pessoas, a casinha GENEROSA do Bóris e também um armário de apoio à lavanderia, para guardar vassouras, rodo, aspirador de pó e outros utensílios maiores. Além disso tudo, os clientes ganharam uma vista muito bonita e um espaço ideal para aproveitar o fim de tarde!
O Apto. BÓRIS é, em essência, um projeto que abre um novo capítulo e novas experiências para um casal jovem e descontraído. Celebra aquilo que os representa e traz à tona a personalidade que eles ainda não conheciam — refletindo, assim, as necessidades do presente, as histórias do passado e os sonhos do futuro de Vitória e Renan.